Destinos - Região Centro

A Região Centro, bem no coração de Portugal, situa-se entre o rio Tejo e o rio Douro, com realidades contrastantes, desde vilas piscatórias, com praias que atraem desportistas de todo o mundo, até regiões montanhosas, onde a natureza e a história se misturam de forma única.

No litoral desta região, na chamada região Oeste, encontramos praias já consideradas pelos amantes do surf como das melhores do mundo para a prática deste desporto, como as de Peniche, Santa Cruz e Nazaré.

Não deixe de visitar o arquipélago das Berlengas, de águas límpidas e um verdadeiro santuário de biodiversidade. Num dia de sol e com boa visibilidade, aconselha-se a prática de mergulho, pois podem ser observados naquela zona vários navios afundados ou mesmo aviões da II Guerra Mundial.

A vila de Óbidos é uma das vilas medievais mais bem preservadas do país. Percorra-a, descobrindo todos os seus encantos e delicie-se com a afamada ginginha num pequeno copo de chocolate. Perfeita para uma escapadela, qualquer altura é boa para visitar a vila de Óbidos, que alberga todos os anos o Festival Internacional do Chocolate, o Festival Literário Internacional de Óbidos, o Mercado de Natal e o Mercado Medieval, assim como o Festival de Ópera. Como se vê, há sempre algo a acontecer em Óbidos.

Fátima é um dos destinos religiosos mais famosos de todo o mundo, onde se respira espiritualidade e fé. O Santuário de Fátima atrai anualmente milhares de peregrinos dos quatro cantos do mundo.

Coimbra é uma das cidades mais importantes desta região, clássica cidade universitária cheia de história. Não deixe de visitar a Universidade, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, e a antiga cidade romana de Conimbriga, que preserva a maior colecção de vestígios romanos do país. Se gostaria de relaxar e aproveitar os benefícios terapêuticos das águas termais, poderá encontrar perto de Coimbra vários afamados destinos de turismo termal, com destaque pra a zona da Curia e da serra do Bussaco.

Aveiro, que muitos consideram a “Veneza de Portugal”, pelos canais que cruzam a cidade, cheia de vida e de jovens. Nela poderá passear tranquilamente, tanto nos famosos barcos moliceiros como de bicicleta ou a pé. A zona de Aveiro tem muito para descobrir, do centro da cidade às coloridas casas da Costa Nova, ou mesmo percorrendo a Ria, sem esquecer o interior da região, visitando os Passadiços do Paiva e a Serra da Freita.

A Covilhã é uma cidade com uma localização rara em Portugal – uma cidade de montanha, que sempre se dedicou à indústria dos lanifícios e agora aos recursos naturais da montanha. Costuma ser uma das cidades escolhidas como base para quem quer descobrir as maravilhas do Parque Natural da Serra da Estrela, principal montanha de Portugal Continental e cenário perfeito para estar em verdadeira comunhão com a natureza.

Há tanto para explorar na região centro do país, não deixando de visitar os vários monumentos considerados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, tais como o Mosteiro da Batalha (em Leiria), o Convento de Cristo (em Tomar, local mais icónico da história templária mundial, o Mosteiro de Alcobaça Não perca ainda Viseu, terra de Viriato e capital da arte sacra; Guarda, a cidade mais alta de Portugal; assim como algumas das 27 Aldeias de Xisto, pequenas aldeias históricas da Região Centro de Portugal, que nos fazem viajar no tempo e cujos recantos merecem ficar guardados na nossa memória.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok