Destinos - Porto

Situada a norte e banhada pelo rio Douro, a cidade do Porto, a segunda maior do país, é a cidade que deu o nome a Portugal. O seu centro histórico foi considerado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e é de uma beleza singular. Aventure-se à descoberta das suas ruelas e calçadas e das muitas histórias que têm para contar.

A Ribeira do Porto é uma das imagens de marca da cidade. Atravessar a pé a ponte D. Luís e admirar a paisagem através do Cais de Gaia ou do Miradouro da Serra do Pilar é um privilégio que não pode perder.

Visite o Palácio da Bolsa e verificará que cada espaço deste edifício é uma obra de arte. De destacar o Salão Árabe, de uma beleza ímpar.  Não deixe de visitar a Sé Catedral, um dos edifícios mais antigos de Portugal, e a Estação de São Bento, com os seus cerca de vinte mil azulejos azuis do átrio principal. É considerada uma das mais bonitas estações ferroviárias do mundo.

A Rua de Santa Catarina é atualmente uma das ruas com mais comércio da cidade. Nela moraram escritores e poetas como Guerra Junqueiro, Camilo Castelo Branco ou António Nobre. É também onde se encontra o clássico Grande Hotel do Porto e o Café Majestic, café de referência na cidade.

Muito perto desta movimentada rua encontrará o Mercado do Bolhão, que não é um simples mercado - é um Monumento de Interesse Público. Emblemático, autêntico, ocupa um quarteirão da baixa portuense. Está neste momento sujeito a obras de requalificação, para voltar a abrir e dar uma nova dinâmica àquela zona da cidade.

A Avenida dos Aliados é a mais importante avenida da cidade do Porto, singular pelos seus edifícios construídos em granito. O grande edifício ao cimo da Avenida funciona hoje em dia como sede do Município, nele estando instalada a Câmara Municipal.

Outro dos edifícios icónicos da cidade é a Torre dos Clérigos, de inspiração barroca, com mais de 250 anos, sendo um dos principais pontos de atração turística da cidade. É um local de visita obrigatória. Após 225 degraus, a vista deslumbrante, a cerca de 75 metros de altura, faz valer a pena o esforço da subida!

Ali mesmo em frente, encontramos a Rua das Galerias de Paris, que ganhou uma nova vida de há uns anos a esta parte. É uma das ruas mais movimentadas da Baixa do Porto, principalmente ao fim de semana, oferecendo muitos restaurantes e bares, onde as pessoas se juntam para conviver. A Livraria Lello, também muito perto, é considerada uma das mais belas livrarias do mundo. É um espaço centenário que merece sem dúvida uma visita.

Do ponto de vista cultural, não perca uma visita à Fundação de Serralves, com um dos mis importantes museus de arte contemporânea em Portugal e com um parque de uma imensa biodiversidade, do qual poderá também usufruir. Não deixe de visitar a Casa da Música, outro dos edifícios mais icónicos do Porto e uma das melhores salas de concertos do país.

Os Jardins do Palácio de Cristal são um dos mais bonitos espaços verdes da cidade, com uma vista incrível sobre o rio Douro. Não perca ainda o Parque da Cidade, após o que poderá demorar-se num agradável passeio junto ao mar, na conhecida zona da Foz.

Se visitar o porto em junho, tente não perder a festa popular de S. João, em que as ruas se enchem de pessoas numa festividade única! A nível gastronómico, oferta é muito variada e de excelência. Prove as famosas francesinhas, as tripas à moda do Porto e, claro, o afamado vinho do Porto.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok