Destinos - Évora

Évora é a cidade mais romântica do Alentejo e foi considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Cidade de fundação romana, as muralhas que a rodeiam mantêm as ruas e os edifícios seculares, igrejas, mosteiros, e palácios quase inalterados.

Tem um centro histórico único, dos mais ricos de Portugal, que vale a pena descobrir a cada passo. Faça o percurso entre a sua praça principal, a Praça do Giraldo, e o Largo da Porta de Moura, deambulando pelas ruas estreitas e empedradas do interior das muralhas. Um passeio repleto de histórias para descobrir.

O Templo Romano de Évora (também denominado Templo de Diana) é um dos mais representativos monumentos romanos em Portugal e é o que resta do antigo fórum romano. Situa-se na zona mais alta da cidade e está rodeado pela Biblioteca Pública, pela Sé de Évora (que é a maior catedral medieval do país), pela Igreja e Convento dos Lóios e pelo Tribunal da Inquisição.

Não deixe de visitar também a Capela dos Ossos (ou Igreja de São Francisco), completamente forrada com ossos humanos, construída para ser uma metáfora sobre a transitoriedade da vida.

O Aqueduto da Água da Prata foi inscrito na lista de 50 monumentos de interesse mundial pelo World Monuments Fund, uma organização dedicada à preservação do património cultural mundial.

Já fora do centro da cidade, visite o Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico internacionalmente conhecido do período Neolítico, e passeie por entre os menires, deixando-se envolver pela mística dos tempos idos. Para além disso, pode ainda visitar a Anta Grande do Zambujeiro, que é também uma das maiores construções megalíticas da Europa.

Se for mais aventureiro, pode experimentar uma das atividades oferecidas no Aeródromo de Évora, como a experiência vibrante de saltar de um avião em queda livre e aterrar de paraquedas.

Évora é também conhecida por seus excelentes restaurantes, onde pode degustar a verdadeira cozinha tradicional, tendo por base os ensopados de cabrito, a carne de porco, as açordas, a sopa de cação, pratos sempre temperados com as mais variadas ervas aromáticas. Acompanhe tudo isto, claro, com um dos excelentes vinhos que o Alentejo tem para oferecer.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok