Click2Portugal - Douro view

Destinos - Douro

A Região do Douro localiza-se no nordeste de Portugal, situando-se na zona interior do país, entre a Serra do Marão e de Montemuro, e ostenta uma beleza reconhecidamente sublime e singular.

Com um clima que se caracteriza por ser seco e quente no verão e rigoroso no inverno, esta região está protegida dos ventos e precipitação vindos do oceano Atlântico pelas barreiras criadas por montanhas altas e vales profundos. O seu solo de xisto tem também propriedades únicas, que contribuem para conferir uma qualidade superior ao vinho que é aqui produzido.

É uma das mais bonitas regiões vitivinícolas europeias, de encostas que se elevam do rio cobertas de socalcos e patamares de vinhas a perder de vista.

É aqui que nasce o vinho do Porto, apreciado há séculos pelo mundo inteiro, sendo a primeira região vitícola demarcada do mundo. Em 2001, a região do Alto Douro Vinhateiro foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Visitar o Douro na altura das vindimas, entre o final do verão e o início do outono, em que várias quintas abrem as suas portas a quem quiser participar na colheita da uva e início da produção do vinho, é uma das tradições mais antigas do nosso país que ainda perdura até hoje e é uma experiência a não perder.

A visita à região do Douro pode começar nas caves onde envelhece o vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, aproveitando para as conhecer e aos típicos barcos rabelo, que transportavam o vinho das quintas. Do Cais de Gaia poderá partir de barco e usufruir da paisagem privilegiada.

Se, por outro lado, preferir o comboio, terá a oportunidade de viajar pelo Douro como no século passado. A estação da Régua foi a mais importante e a do Pinhão é uma das mais bonitas do país. Caso escolha o carro como o seu transporte de eleição, terá a oportunidade de percorrer estradas e miradouros de beleza incomparável.

Peso da Régua foi a primeira Região Demarcada do Vinho do Porto, sendo considerada a sua capital. É imperdível passear pela EN222 entre o Peso da Régua e Pinhão, uma estrada panorâmica, sempre com o rio a acompanhar as soberbas paisagens de vinhas sem fim. É uma das estradas mais bonitas de Portugal.

A pitoresca vila do Pinhão é onde acontece a confluência do Rio Pinhão com o Rio Douro. Perto da vila deslumbre-se no miradouro Casal de Loivos, um dos miradouros mais bonitos desta região. Pode ainda aproveitar e ir até à aldeia de Favaios, bem conhecida pela produção de um outro delicioso vinho licoroso – o Moscatel do Douro, também apreciado mundialmente.

Em Vila Nova de Foz Côa encontra-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Património Cultural da Humanidade da UNESCO, dedicado à preservação da arte rupestre e às suas representações pré-históricas. A aldeia do Pocinho é especialmente conhecida pela sua estação ferroviária, remetendo-nos, através dos seus azulejos únicos dedicados à vinicultura, para os tempos em que se fazia o transporte das uvas para o fabrico dos famosos vinhos do Porto e do Douro.

Escolha uma ou várias zonas do Douro e dedique-lhes uma visita. Há várias rotas por onde escolher, tais como uma rota vínica, em que poderá provar os vários tipos de vinho do Porto e do Douro nas diversas quintas que se dedicam ao enoturismo; uma rota cultural, em que poderá visitar o Parque Arqueológico do Vale do Côa ou uma rota em que privilegia a apreciação da beleza natural desta região, com passeios de barco, comboio ou mesmo, mais livremente e sem pressa, de carro.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok