Destinos de Portugal
Descobre a Madeira!

As melhores ofertas em Portugal

Madeira

A Ilha da Madeira tem sido descrita por alguns viajantes mais ousados como o Havai de Portugal. É uma comparação adequada, mas incompleta. A Madeira é muito mais luxuriante e montanhosa do que Portugal continental e, tal como o Havai, tem uma cultura local distinta que separa as pessoas que vivem aqui daquelas do continente por algo mais que uma grande extensão de oceano. Ainda é Portugal, mas a ilha pode sentir que não está apenas a milhares de quilómetros de distância, mas num tempo totalmente diferente.

 

 

 

A estrada de circunvalação que circunda a maior parte da ilha significa que nenhum destino está a mais do que algumas horas de distância, não importa o local onde se esteja. Há uma abundância de pontos turísticos e cidades para visitar mesmo na costa, o mais óbvio dos quais é o Funchal, que às vezes é uma combinação desajeitada da arquitetura colonial e do Século XXI, mas, como qualquer outra cidade portuária, tem ótimos mariscos, muitos lugares onde tomar uma bebida, algumas surpresas (a nossa sugestão é seguir sempre a música) e uma área portuária substancial que tem sido parcialmente cedida a discotecas, querendo com isto dizer algo do género de festas ao estilo Miami.

 

 

Mas provavelmente não está aqui apenas para a vida noturna da cidade grande, certo? A costa tem muito mais para oferecer: experimente os grandes restaurantes de peixe a leste do Funchal em Ponta da Cruz, ou vá mais longe para uma poncha (aguardente, com mel de cana e sumo de limão fresco), com um vista incrível da costa meridional em Câmara de Lobos, ou continue até chegar ao Cabo Girão, cuja falésia é tão alta (cerca de 600m) que o passadiço de vidro construído recentemente põe pessoas a andar de gatas por ser tão alto. Relembre Winston Churchill e brinde com uma das suas bebidas favoritas, o mundialmente famoso vinho portuário da Madeira. Faça surf de classe mundial ou simplesmente molhe os pés no (reconhecidamente, bastante frio) Oceano Atlântico numa das várias praias da ilha, cada uma com o seu próprio caráter único. Ou conduza até ao extremo do lado oriental e faça uma agradável caminhada de duas horas na Baía D'Abra.

 

 

 

A nossa principal sugestão, mesmo para os visitantes que visitam pela primeira vez a Madeira é, no entanto, uma visita aprofundada.

As estradas que atravessam o interior podem demorar muito mais a percorrer do que a estrada de circunvalação graças a um dos fenómenos mais belos da Madeira: o seu nevoeiro. Ele vem de repente e cria condições de condução impossíveis, bloqueia as suas vistas panorâmicas e cobre tudo com um véu de humidade. Mas o nevoeiro é também um dos principais elementos por trás da mística da ilha. Abrace-o.

O interior da Madeira dá a impressão de ser uma terra selvagem e indisciplinada e, na verdade, grande parte dela é. No entanto, esta região selvagem foi tornada acessível pela muito bem desenvolvida rede de trilhos da ilha. Graças aos estranhos padrões de chuva que regem a ilha, os primeiros habitantes construíram uma série de canais chamados levadas que atravessam a ilha de norte a sul e, embora tenham caído em desuso, têm uma nova vida como caminhos pedestres que podem levá-lo até ao meio da selva e através do caminho de regresso.

 

 

Para os caminhantes mais robustos, recomendamos também o pico mais alto da Madeira, o Pico Ruivo. Mesmo que o resto da ilha esteja coberto de nuvens espessas, é provável que apanhe bastante sol quando chegar ao topo - e, se tiver muita sorte, poderá testemunhar um fenómeno raro: o espectro de Brocken.

Pode encontrar aqui um mapa prático com algumas sugestões de caminhadas do conselho de turismo da Madeira (também é ótimo para planear as suas aventuras de condução). Há mais informações sobre os passeios nesta página, incluindo uma lista substancial de avisos sobre os seus perigos específicos. Segundo a nossa experiência, deve estar preparado para o verdadeiro clima de montanha nalgumas dessas caminhadas. E vai ficar bem encharcado, portanto manter-se quente é essencial!

  

Artigo por atlaslisboa.com

 

Hotéis Recomendados


Ver mais ofertas na Madeira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok